DÚVIDAS FREQUENTES
O gás natural veicular é originalmente inodoro, mas para que qualquer tipo de vazamento seja percebido, adicionam cheiro artificial.
O Reteste é a inspeção de um cilindro GNV para ver se ele ainda está apto para armazenar o Gás. O reteste é obrigatoriamente feito a cada cinco anos.
O GNV é um combustível fóssil, limpo e disponível em abundância, que pode ser empregado sem reduzir a vida útil do veículo desde que instalado corretamente. Por isso, é importante exigir produtos homologados pelo INMETRO e fazer a conversão em oficinas licenciadas.
Conforme dados de fabricantes, instalando kits modernos, de 5ª geração, a perda pode variar entre 0% e 5%, ou seja, muito pequena.
O kit
da 3º geração atua com uma regulagem manual do volume de gás na mangueira. A regulagem da marcha lenta é feita por um redutor de três etapas e a inversão de GNV para o combustível original, ou vice-versa, por uma chave comutadora.
O gnv 5ª geração tem uma central computadorizada de injeção para GNV, possuindo bicos pressurizados e encaminhados por uma rampa que tem acesso a cada cilindro no coletor.
O kit 5ª geração possui central eletrônica de controle, flauta com bicos injetores de gás e chave acumuladora. Já o kit 6ª geração tem sistema que pode ser instalado de forma imediata em veículos que possuem injeção direta e turbo, enquanto apresenta resultados fantásticos, permitindo que o carro consiga mostrar todo o seu poder e desempenho.
Sim, em alguns estados há desconto no IPVA quando o veículo está com a documentação modificada com a inclusão do GNV. Por exemplo, RJ e SC a redução chega até 75%.